lunes, 30 de noviembre de 2009

Funcionário de aeroporto britânico coroado rei na Nigéria

"Um funcionário do aeroporto East Midlands, no Reino Unido, regressou à sua terra natal na Nigéria para ser coroado rei. Segundo o jornal britânico Daily Mail, Christopher Ejiofor, de 63 anos, fugiu do país africano em 1970, após uma guerra civil que durou três anos. Agora volta com o objectivo de criar oportunidades para os seus conterrâneos.
Ejiofor foi conselheiro militar do general Odumegwu Odjukwu, um dos líderes envolvidos na criação do Estado separatista de Biafra, que acabou por perder a guerra civil e sendo reincorporado pelo governo nigeriano. No final do conflito, foi preso e fugiu com a mulher, Christine, primeiro para o Gabão, e depois para o Reino Unido.
Regressou à Nigéria no último sábado. Eleito rei da região rural de Enugu, no sul do país, Ejiofor será coroado numa cerimónia que contará com a bênção do bispo local. A festa de coroação é diferente daquelas conhecidas na Europa, disse o rei eleito ao Daily Mail.
«Uma coroação nigeriana não é como uma coroação britânica - é mais como uma grande festa», explicou. «Teremos um dia de celebração com música e dança, que durará toda a noite.»
Ver aquí.


No hay comentarios:

Publicar un comentario